domingo, 22 de novembro de 2009

Água ou bebidas isotónicas para a prática de exercício físico?

A alimentação é tão importante como o treino, da mesma maneira que a comida é essencial para os nossos músculos é também fundamental a bebida para o correcto funcionamento do nosso corpo no dia da prova. Mas o que é melhor? Água ou bebidas isotónicas?

7 Regras de ouro para seguir:

1.- Bebe água todos os dias.
Bebe água ou outro tipo de bebidas com poucas calorias durante o dia, sempre em pequenas quantidades. Uma correcta hidratação é saudável para ti em geral e para o teu rendimento desportivo em particular.

2.- Bebe antes da prova e durante esta.
Duas horas antes da prova bebe aproximadamente meio litro de água ou bebida isotónica. Durante a prova, bebe pequenos goles a cada 15 ou 20 minutos. Se vais pedalar menos de uma hora será suficiente se te hidratares com água, porque as tuas reservas de hidratos de carbono serão suficientes.

3.- Quando correres largas distâncias bebe uma bebida isotónica.
Diversos estudos demonstraram que se o exercício dura mais de uma hora, o corredor rende mais quando bebe uma bebida isotónica do que se bebe água. Isto acontece porque as bebidas isotónicas contêm 7% de hidratos de carbono, que te fornecem energia.

4.- Não esperes ter sede para beber! Poderá ser demasiado tarde.
O lema “escuta o teu corpo” perde valor quando se fala de hidratação. Habitualmente não sentimos a sede nos primeiros quilómetros duma corrida, quando é precisamente o momento de beber. A desidratação pode desencadear múltiplas reacções negativas.

5.- Não bebas muito.
Se sentes que tens grande quantidade de líquido no estômago, não “bebas por beber”.

6.- Bebe depois da corrida.
Depois da corrida, bebe aproximadamente 20 goles curtos de bebida isotónica por cada meio quilo que tenhas perdido. Tenta beber algo que contenha sódio, porque te ajudará a reter o que bebes.

7.- Cuidado com a hiponatremia.
Consiste em beber muita água e ingerir pouco sal. A hiponatremia costuma suceder só em longas corridas e em dias de muito calor, quando o corredor perde muito sódio através do suor e consome muita água. Isto causa um desequilíbrio de electrólitos que pode produzir ataques, coma e incluso a morte. Os sintomas da hiponatremia são a desorientação, debilidade muscular e vómitos. A possibilidade de sofrer hiponatremia é pequena. Para evitá-la bebe bebidas isotónicas e não reduzas o consumo de sal nos dias que antecedem a corrida.

Sem comentários:

Enviar um comentário