sábado, 28 de novembro de 2009

SINGLESPEED

Para quem não conheça esta modalidade de BTT, tratasse de bicicletas com uma só velocidade. Se já com várias velocidades um diz mal da sua vida quando apanha alguma subida, nem imagino o que pode ser só com uma velocidade.
Agora, quais as vantagens e quais os inconvenientes do SINGLESPEED?

Vantagens:
• Menos peças, implica menor possibilidade de avaria, menos manutenção e menos custo.
• Menor peso.
• Menos barulho.
• Vária a cadência da pedalada (vantagem?).


Desvantagens:
• Ter de fazer muitas subidas com a bicicleta ás costas.
• Bom, acho que só a desvantagem anterior já é mais que suficiente!

Nota: Se alguém já experimentou esta modalidade, gostaria que deixasse o seu comentário.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Banana: a fruta do desportista

Várias são as propriedades que fazem da banana uma fruta ideal para a prática de qualquer desporto e em particular da BTT, são elas:

- É rica em açúcar e apenas contém proteínas e gorduras. O açúcar da banana vem da frutose, sendo este mais saudável que o que provém dos bolos industriais.

- Tem um aporte energético de 90 calorias por cada 100 gramas, portanto uma excelente fonte de energia de origem natural de assimilação rápida, pelo que permite uma rápida recuperação energética. Uma banana média fornece aproximadamente 125 calorias enquanto por exemplo uma maça só aporta perto de 10 calorias.

- Se a banana estiver madura, é uma fonte de hidratos de carbono ricos em amido que são muito bem assimilados pelo organismo.

- Previne as caimbras, fortalece os músculos e melhora a circulação sanguínea.

domingo, 22 de novembro de 2009

Água ou bebidas isotónicas para a prática de exercício físico?

A alimentação é tão importante como o treino, da mesma maneira que a comida é essencial para os nossos músculos é também fundamental a bebida para o correcto funcionamento do nosso corpo no dia da prova. Mas o que é melhor? Água ou bebidas isotónicas?

7 Regras de ouro para seguir:

1.- Bebe água todos os dias.
Bebe água ou outro tipo de bebidas com poucas calorias durante o dia, sempre em pequenas quantidades. Uma correcta hidratação é saudável para ti em geral e para o teu rendimento desportivo em particular.

2.- Bebe antes da prova e durante esta.
Duas horas antes da prova bebe aproximadamente meio litro de água ou bebida isotónica. Durante a prova, bebe pequenos goles a cada 15 ou 20 minutos. Se vais pedalar menos de uma hora será suficiente se te hidratares com água, porque as tuas reservas de hidratos de carbono serão suficientes.

3.- Quando correres largas distâncias bebe uma bebida isotónica.
Diversos estudos demonstraram que se o exercício dura mais de uma hora, o corredor rende mais quando bebe uma bebida isotónica do que se bebe água. Isto acontece porque as bebidas isotónicas contêm 7% de hidratos de carbono, que te fornecem energia.

4.- Não esperes ter sede para beber! Poderá ser demasiado tarde.
O lema “escuta o teu corpo” perde valor quando se fala de hidratação. Habitualmente não sentimos a sede nos primeiros quilómetros duma corrida, quando é precisamente o momento de beber. A desidratação pode desencadear múltiplas reacções negativas.

5.- Não bebas muito.
Se sentes que tens grande quantidade de líquido no estômago, não “bebas por beber”.

6.- Bebe depois da corrida.
Depois da corrida, bebe aproximadamente 20 goles curtos de bebida isotónica por cada meio quilo que tenhas perdido. Tenta beber algo que contenha sódio, porque te ajudará a reter o que bebes.

7.- Cuidado com a hiponatremia.
Consiste em beber muita água e ingerir pouco sal. A hiponatremia costuma suceder só em longas corridas e em dias de muito calor, quando o corredor perde muito sódio através do suor e consome muita água. Isto causa um desequilíbrio de electrólitos que pode produzir ataques, coma e incluso a morte. Os sintomas da hiponatremia são a desorientação, debilidade muscular e vómitos. A possibilidade de sofrer hiponatremia é pequena. Para evitá-la bebe bebidas isotónicas e não reduzas o consumo de sal nos dias que antecedem a corrida.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

“ II Passeio de BTT – Caminho do Formigueiro"

No dia 28 de Novembro de 2009 volta à acção o “ II Passeio de BTT – Caminho do Formigueiro”, caminho que liga o Santuário de Nossa Senhora da Abadia (Concelho de Amares) e o Santuário de São Bento da Porta Aberta (Concelho de Terras de Bouro). O percurso será de dificuldade média, passando por alguns dos mais belos lugares do Parque Nacional da Peneda-Gerês.A concentração dos participantes será pelas 09:00h da manhã, junto ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, onde funcionará o secretariado. O passeio terminará no mesmo santuário (Santuário de São Bento da Porta Aberta).
O preço da inscrição é de dez “rodas”, com direito a almoço, balneários, seguro e lembranças.

Enviar ficha de inscrição para o e-mail: turel@turismoreligioso.org Para mais informações ligar 253 213 873/4 ou visitar www.turismoreligioso.org

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Que pedais escolher para a BTT?

Quem começar no mundo BTT e comprar a primeira bike, confronta-se ás vezes com o dilema dos pedais: plataforma, de encaixe ou mistos?
O uso de pedais de encaixe depende muito do que pretendemos fazer no BTT. Se pretendemos fazer DownHill, a minha opinião é que não. Agora para um uso normal, são mais as vantagens que os inconvenientes.
O receio de não ter tempo de tirar os pés do encaixe, pode levar-nos à instalação duns pedais de plataforma, o que supõe um erro. O desengatar o encaixe do pedal é um ligeiro movimento giratório que após pouco tempo de aprendizagem passa a realizar-se de forma intuitiva.
As vantagens de levar o pé fixo aos pedais são várias:
• Aumento da eficiência e desempenho do ciclista devido a um melhor aproveitamento da força da pedalada.
• Aumento de segurança já que o pé não escorrega do pedal.
• Correcto posicionamento do pé no pedal devido à fixação no próprio pedal.
É importante salientar que uns pedais de encaixe bem regulados, desencaixam facilmente em caso de necessidade!
Agora, se optar pelos de encaixe, prepare-se a dar uns “trambolhões” no inicio ;)

domingo, 15 de novembro de 2009

Soluções “Anti-furos” para a tua BTT

A utilização de soluções auto vedantes como géis e selantes pode reduzir até 90% o risco de ter que parar por causa de furos.

Trata-se dum método ideal para evitar as incómodas paragens causadas por furos devidos a objectos perfuradores como pregos, silvas, … Estes produtos conseguem tapar os pequenos furos permitindo-nos continuar o nosso percurso, contudo, não conseguem resolver os problemas originados pelas “mordeduras de cobra” (rasgos duplos simétricos) provocadas por cortes com vidros, roturas por subidas a passeios quando a pressão do pneu é baixa, pedras afiadas, …

O aumento do peso na bike entre 50 a 150 grs. por roda, a redução da vida útil da câmara, assim como a incorrecta utilização que tende a entupir os pipos e inutilizar a câmara de ar são os pequenos inconvenientes destas soluções. Estes produtos não são recomendáveis para aqueles que não utilizam as bicicletas durante grandes períodos de tempo pois o líquido pode secar e danificar a câmara.

Existem soluções quer para pneus sem câmara-de-ar (Tubeless) quer para os de câmara-de-ar, a diferença é apenas a menor viscosidade da fórmula para os Tubeless, por isso podem ser usadas perfeitamente fórmulas Tubeless em câmaras-de-ar. Algumas marcas já não fazem distinção nas embalagens podendo ser utilizadas em ambas.

O líquido em questão é vendido em embalagens próprias, preparado para ser colocado pelo utilizador dentro das câmaras. Para a colocação deste líquido nas câmaras com pipo de tipo grosso (Schrader) é necessário uma ferramenta que permite abrir o pipo. No caso de pipos finos, são poucas as opções que o permitem.

O Magik Seal ou as câmaras-de-ar da Slime são os produtos mais eficazes do mercado

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Aspectos importantes na escolha duma BTT

Vários são os aspectos a ter em conta na hora de escolher uma BTT:

1. Quadro: trata-se do elemento mais importante da bike que influirá directamente no comportamento desta nos caminhos. É melhor ter um bom quadro com maus componentes a bons componentes num mau quadro.O requisito principal do quadro deverá ser a durabilidade (fiabilidade), e o peso.
Os materiais usados normalmente para os quadros são:

• Materiais Metálicos
Aço
Alumínio
Titânio
Magnésio
MMC (Metal Matrix Composite)

• Materiais não-Metálicos
Compósitos de fibras de carbono
Polímeros

Já que os metais puros não apresentam boas características mecânicas, são utilizadas as ligas metálicas (mistura dos metais puros com outros elementos) para a construção dos quadros.

2. Sistema de Travagem.
Existem principalmente 3 tipos:
• V-BRAKES
• TRAVÕES DE DISCO MECÂNICOS
• TRAVÕES DE DISCO HIDRÁULICOS

Os discos mecânicos tendo em conta que têm um rendimento melhor em situações de água e lama, são na minha opinião melhores que os V-Brake. Entre o sistema de disco mecânico e hidráulico, embora os hidráulicos tenham uma eficiência de travagem muito elevada, a "difícil" manutenção e o preço elevado fazem-me duvidar se verdadeiramente os hidráulicos são a melhor opção.

3. Transmissão. A transmissão deve ser no mínimo de 8x3 velocidades (Shimano Acera e Alivio), se for possível vale a pena investir um pouco mais num conjunto com shifters e desviadores Deore (9x3 velocidades).

4. Suspensão. Devemos procurar uma suspensão frontal que permita absorver os impactos do terreno com garantia. Uma boa escolha seria uma suspensão dianteira 100mm se possível a ar.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Travessia Xurés/Gerês-Terras do Barroso

Nos dias 5 e 6 de Dezembro decorre a 5ª Edição da Travessia Gerês, Terras do Barroso. Percurso de 140 km de elevada exigência física, com condições ambientais adversas (como o autêntico temporal de neve que se abateu a partir dos 900 metros de altitude na edição do ano passado) e um desnível considerável estando, o pico mais alto nos 1250 metros."Passeio" perfeito para disfrutar das paisagens incríveis a da práctica de BTT. A concentração decorre na localidade galega de Lobios, passando a noite em Montalegre. No dia a seguir regressa-se a Lobios por trilhos. Podes fazer a travessia completa (190€) ou a media travessia (110€) quer no primeiro dia quer no segundo, estando o transfer a cargo da organização. Para mais informação contacta www.geapro.pt

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os sete mandamentos do cicloturismo

Velocio, nome com o que se conhece a Paul Vivie (1853-1930), foi o criador do termo “cicloturisme”. Ele escreveu os mandamentos do cicloturista:

Os sete mandamentos segundo Velocio:
1. Poucas paragens e por pouco tempo, para não arrefecer.
2. Comer frequentemente e em pouca quantidade. Comer antes de sentir fome e beber antes de sentir sede.
3. Não chegar nunca ao estado de cansaço extremo, que produza falta de apetite e de sono
4. Abrigar-se antes de ter frio e tirar a roupa antes de ter calor.
5. Eliminar da dieta(pelo menos quando se viaja) o vinho, a carne e o tabaco
6. Não se forçar, não ultrapassar a própria capacidade, sobretudo durante as primeiras horas, quando se sente cheio de força.
7. Não pedalar sem destino nenhum

domingo, 8 de novembro de 2009

Prepara-te para o Inverno

O Inverno já bate à porta o que nos “obriga” a dar atençao a algum pormenor das nossas bikes. Aqui ficam algumas dicas para disfrutar destes dias frios.

Pneus: Escolhe uns com os tacos altos e mais espaçados. Estes permitir-te-ão rolar de forma mais simples por zonas com lama e areia.
Travões: No Inverno acumula-se mais facilmente a sujidade na zona das sapatas. No caso de sapatas convencionais escolheremos pastilhas de travão sintéticas. No caso de travões de disco , escolheremos metal ou resina , sendo esta última a melhor opção para evitar o barulho, embora a sua durabilidade seja menor.
Lubrificante: Escolhe óleos sintéticos, protegem mais em condições de humidade
Impermeabilização: Qualquer orifício pelo qual possa entrar água deve ser selado. A entrada de água pode supor a oxidação e perda de qualidade do quadro.
Iluminação: Convém levar algum tipo de iluminação para poder prolongar a jornada. Não esqueças os reflectores.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Encontro Cannondale

No próximo dia 28 de Novembro terá lugar em Braga o primeiro encontro Cannondale com os seguintes eventos:

» Exposição de bicicletas Cannondale 2010
» Percurso de 45KM com almoço e convívio

Inscrições até 24 de Novembro em http://www.cannondalept.com/