domingo, 31 de janeiro de 2010

Raid da Lama



O Clube de BTT de Retorta proporcionará aos amantes do BTT um verdadeiro RAID de 50 Kms, no qual, terão de enfrentar muita lama. Como sempre, um almoço e momentos de convívio marcarão o final desta iniciativa.

Data: 13 de Fevereiro de 2010
Local: Largo de Sta. Lúzia - Freguesia de Retorta, Vila do Conde
Hora de saída: 09h30
Idade mínima: 14 anos
Uso obrigatório de capacete
Percurso: 50 Kms
Nível de dificuldade: médio
Preço:
a) Simples - 8 € (inscrição e seguro)
b) Com Jersey - 10€ (inscrição, seguro e jersey)
c) Completa - 15€ (inscrição, seguro, jersey e almoço). Acresce 5€ para acompanhante no almoço


As inscrições terminam a 31 de Janeiro de 2010 e estão limitadas a 1.000 participantes


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Rescaldo do passeio ao Rojão

O dia foi muito bom,o sol brilhou e tivemos uma temperatura fabulosa.
Eramos aproximadamente 600 BTTistas participamos neste passeio (nunca pensei que iria tanta gente)...
Parabéns ao grupo amigos do pedal que fez uma organização estupenda,embora não existissem dorsais para todos ;)

Quanto ao rojãozinho estava um espectáculo!

A seguir algumas fotos do passeio.


O pessoal de PECT (Por Estradas Caminhos e Trilhos) examinando a nova Wheeler do Eduardo






Saindo das ruas de Famalicão






Passando pela Ponte da Lagoncinha



As primeiras subidas no monte



Na fila esperando pelo rojãozinho



Tem boa pinta, não tem?



As nossas meninas



Parte do grupo PECT



Também desfrutamos de boas decidas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Passeio ao Rojão (Festas de São Gonçalo, 24-Janeiro)



Sei que já quase estamos em Fevereiro e que já tive tempo para começar a pedalar neste 2010, mas por uma coisa ou pela outra vai ser só neste próximo domingo 24 de Janeiro quando começarei a pedalar neste novo ano no Passeio ao Rojão. Este passeio é organizado pelo Grupo de BTT Caça Mouros. Vai ser um percurso pelos trilhos do concelho da Maia e Trofa, até às festas de S. Gonçalo, na localidade de Quereledo,Covelas, concelho da Trofa.

Se precisarem de incentivo para participar, consta que há boas sandes de rojões à chegada!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A escolha é sua!!



Podia enumerar as vantagens do uso da bicicleta, mas uma imagem vale mais que 1000 palavras

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O capacete para a BTT

Os capacetes que se utilizam para BTT são fabricados de poliestireno, um material que quando sofre impactos se comprime absorvendo a energia. Estes capacetes são perfurados para ventilação. É importante saber que uma vez o capacete sofre um impacto, este tem de ser substituído porque perde a capacidade protectora.

Os requisitos de segurança dos capacetes para a Europa são regulamentados na normativa EN1078.

Quanto custa um capacete para BTT?

Por aproximadamente 20 euros, poderá encontrar capacetes de qualidade embora básicos e de ventilação reduzida. Um bom capacete pode custar entre 35 e 200 euros ou mais.

Características importantes dos capacetes BTT

Ao comprar um capacete temos que ter em conta os seguintes elementos:

• O número de furos de ventilação. Um dado a ter em conta é que um capacete com muita ventilação é mais caro, já que o fabricante tem que garantir a mesma segurança com “menos material”.

• Os tamanhos disponiveis. Normalmente, os capacetes baratos são de um único tamanho, os capacetes de marcas mais caras oferecem mais tamanhos, para o ajuste perfeito.

• O mecanismo de fixação. Cada marca tem o seu mecanismo. Evidentemente, experimente sempre o capacete antes de o comprar.

• Mecanismo do anel interno. Encontra-se em capacetes de alta gama e oferece um ajuste mais preciso.

• Visor ajustável.

• A presença de fivela para evitar “trilhar” o queixo.

• Almofadas feitas de material transpirável (como Coolmax) para absorver o suor, e fácil de pôr e tirar para poder lavar.

• Peso. Como qualquer componente em ciclismo; a menor peso mais caro é. O peso pode ser importante quando se compete ou em climas quentes.

• Disponibilidade de peças de substituição. Sobretudo o anel e as almofadas costumam ter desgaste.

Tipos de capacetes

Existem basicamente três tipos de capacetes:

• O capacete ventilado. É uma modificação dos capacetes que levam os ciclistas de estrada.

• O capacete tipo skate. Principalmente a marca Bell é conhecida por este tipo de capacete. É mais arredondado e não apresenta muitos furos de ventilação. Ideal para a práctica do 'dirtjumping'.

• O capacete integral. È o capacete que oferece maior protecção embora normalmente a um preço mais elevado, é o mais pesado e mais quente. Utiliza-se na práctica de Downhill e Freeride

Marcas no mercado: Entre outras encontram-se: Bell, Giro, Trek, Specialized, Met, etc.







domingo, 10 de janeiro de 2010

Historia da BTT

A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas e de alguns surfistas que procuraram desafios bem diferentes das competições de estrada tradicionais e atividades para dias sem ondas.

Os primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: "provavelmente" a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra - em 1953. Utilizou um quadro para passeio Schwinn, pneus largos, conhecidos como balão, guidão reto, freios cantilever e trocadores de marcha; Tom Ritchey e Gary Fisher: pioneiros na práctica do desporto e no desenvolvimento de componentes em série, como futuramente bicicletas próprias para o novo estilo. Fundadores das empresas Gary Fisher e Ritchey; Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer # 1 em outubro de 1977

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A minha bike:Specialized Hardrock Disc


Caracteristicas:

Quadro Specialized alumínio A1 Premium, dupla espessura, tubo superior formado, tubo diagonal ORE, tubo direcção formado externamente, apoio para disco reforçado, dropouts forjados c/apoio de desviador substituível, exclusivo para disco

Suspensão/Forqueta SR Suntour SF8-XCT-V2, 80mm, secção inferior em alumínio 1 peça, pernas Hi-Ten 28mm, 13-15": mola standard, outros tamanhos: mola “rija”, mola mcu c/ ajuste de pré-carga, selantes com mola, exclusivo para disco

Caixa direcção Specialized sem rosca 1-1/8”, esferas

Avanço Specialized alumínio forjado, elevação 15 graus

Guiador Specialized Hi-Ten, elevação 32mm, largura 640mm, recuo 8 graus, elevação 6 graus, espessura 1.6mm

Punhos/Fitas Specialized Enduro, composto duplo Kraton, sem flanco, 131mm

Travão Dianteiro Tektro IOX, disco mecânico, adaptador/pinça c/ rotor 6”

Travão Traseiro Tektro IOX, disco mecânico, adaptador/pinça c/ rotor 6”

Manetes Travão Shimano (c/ manípulo integrado)

Desviador Dianteiro Shimano C-050, braçadeira 34.9mm

Desviador Traseiro Shimano Altus

Manípulos Mudanças Shimano ST-EF50-7, 7-velocidades

Cassete Shimano MF-TZ31, 7-velocidades, 14-34d Mega Range

Corrente KMC Z7 c/ Missing Link reutilizável

Pedaleiro Shimano FCM-191, polido

Pratos 42 x 34 x 24d

Eixo FSA BB-7420, rolamentos, 68mm x 122.5mm para linha de corrente 47.5mm

Pedais Base em metal, corpo em material compósito, 9/16”

Aros Specialized HRD SW, 26", reforçado na junção, alumínio parede única, 32f

Cubo Dianteiro Specialized Hi Lo, alumínio forjado, selante duplo, esferas, disco, aperto-rápido, 32f

Cubo Traseiro Specialized alumínio forjado, selante duplo, esferas, disco, aperto-rápido, 32f

Raios 1.8mm (15g) inox c/ cabeças em bronze

Pneu Dianteiro Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos em arame

Pneu Traseiro Specialized Fast Trak LK Sport, 26x2.0", 60TPI, flancos em arame

Câmaras-de-ar Specialized válvula schraeder

Selim Specialized XC, Body Geometry, largura 143mm, amortecimento à frente e atrás

Espigão Selim Specialized alumínio 2-parafusos, directo sem recuo, micro ajuste, 30.9mm

Aperto espigão Specialized alumínio c/ aperto-rápido

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Sondagem "Qual o distrito de Portugal com melhores condições para a práctica de BTT?"

A seguir o resultado da sondagem "Qual o distrito de Portugal com melhores condições para a práctica de BTT?"

1. Braga 6 votos 35%
2. Porto 2 votos 11%
2. Viana do Castelo 2 votos 11%
2. Castelo Branco 2 votos 11%
2. Évora 2 votos 11%
3. Setubal 1 voto 5%
3. Aveiro 1 voto 5%
3. Vila Real 1 voto 5%
4. Resto de distritos 0 votos

Votos apurados: 17

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

V Maratona Internacional de BTT

A Deep Natura-Associação de Desporto & Natureza/BTTÁBORLIU anunciou, esta quinta-feira, que as inscrições para a V Maratona Internacional BTT Idanha-a-Nova/Zarza la Mayor, Espanha, abrem sexta-feira, 1 de Janeiro.

A prova, que se realiza a 8 de Maio, divide-se em três modalidades: a maratona, com 100 quilómetros, a estafeta, com o percurso dividido em duas etapas de 50 quilómetros, e a mini maratona, de 50 quilómetros.

O programa desportivo é complementado com diversas actividades culturais para os acompanhantes dos participantes, com destaque para a feira e ceia medieval em Monsanto.

As inscrições podem ser feitas no site www.maratonaidanha.com.