quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Aspectos importantes na escolha duma BTT

Vários são os aspectos a ter em conta na hora de escolher uma BTT:

1. Quadro: trata-se do elemento mais importante da bike que influirá directamente no comportamento desta nos caminhos. É melhor ter um bom quadro com maus componentes a bons componentes num mau quadro.O requisito principal do quadro deverá ser a durabilidade (fiabilidade), e o peso.
Os materiais usados normalmente para os quadros são:

• Materiais Metálicos
Aço
Alumínio
Titânio
Magnésio
MMC (Metal Matrix Composite)

• Materiais não-Metálicos
Compósitos de fibras de carbono
Polímeros

Já que os metais puros não apresentam boas características mecânicas, são utilizadas as ligas metálicas (mistura dos metais puros com outros elementos) para a construção dos quadros.

2. Sistema de Travagem.
Existem principalmente 3 tipos:
• V-BRAKES
• TRAVÕES DE DISCO MECÂNICOS
• TRAVÕES DE DISCO HIDRÁULICOS

Os discos mecânicos tendo em conta que têm um rendimento melhor em situações de água e lama, são na minha opinião melhores que os V-Brake. Entre o sistema de disco mecânico e hidráulico, embora os hidráulicos tenham uma eficiência de travagem muito elevada, a "difícil" manutenção e o preço elevado fazem-me duvidar se verdadeiramente os hidráulicos são a melhor opção.

3. Transmissão. A transmissão deve ser no mínimo de 8x3 velocidades (Shimano Acera e Alivio), se for possível vale a pena investir um pouco mais num conjunto com shifters e desviadores Deore (9x3 velocidades).

4. Suspensão. Devemos procurar uma suspensão frontal que permita absorver os impactos do terreno com garantia. Uma boa escolha seria uma suspensão dianteira 100mm se possível a ar.

1 comentário:

  1. Considero o tamanho do quadro o quesito número 1 a ser considerado ao escolher uma bicicleta nova. O tamanho do quadro ira influenciar diretamente a sua performance, dirigibilidade e principalmente o conforto em cima da bike.
    Tem um artigo super legal sobre o assunto: http://espiritooutdoor.com/?p=56
    Abraço,

    ResponderEliminar